quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Simbologia Viking

Símbolos Solares:

Os símbolos solares sempre tiveram grande representatividade na cultura viking. Os motivos desta importância não são difíceis de se imaginar. Para homens e mulheres que vivem num ambiente gélido e hostil, a imagem do sol é sempre grata e sinônimo de bem estar e fartura. Eram ainda associados aos deuses Tyr, Odin e Thor. Suas formas eram muitas e veremos algumas delas a seguir:
Espiral

A espiral é comumente vinculada com a passagem da vida e a viagem até o mundo dos mortos. O que nos leva a compara-la com o sol é que em algumas imagens as pontas das hastes da espiral são marcadas por formas triangulares, criando uma ideia de braços flamejantes. A ligação deste símbolo com os guerreiros é bem clara e nem precisa de grandes esclarecimentos. Se a espiral representa, além do sol, a passagem da vida para a morte, não seria surpresa encontra-las entalhadas em estelas e locais de sepultamento. Sabemos ainda que a maior arma dos vikings era exatamente não temer a morte, na certeza de serem aguardados em um paraíso de eternas libações.

Fylfot
O Fylfot, conhecido popularmente como suástica, é semelhante à espiral, mas conta com apenas quatro pontas. Além de remeter a passagem da vida, o Fylfot também era vinculado às estações do ano, corroborando para a ideia de passagem do tempo, da sazonalidade. Também poderia ser encontrada em piras funerárias, ou urnas relacionadas a Thor e Freyr. Vale citar que, enquanto símbolo guerreiro, era comparada ao movimento do martelo de Thor quando lançado. Apesar disso, o deus que tinha maior relação com o Fylfot sempre foi Odin. A prova disso são as inúmeras imagens descobertas pela arqueologia, retratando Odin certado de suásticas, o que não é difícil de se entender já que ele é o principal deus da mitologia e, também, grande representante deste ciclo da vida.
Trefot

O Trefot, como mais um símbolo de sazonalidade e de transcendência do mortal ao espiritual, varia da suástica por ter uma perna a menos. Representa o número três, que tem grande peso dentro da simbologia e por isso ele, talvez, tenha sido mais utilizado como representação da comunhão com Odin. Uma referência da Edda em prosa, fala sobre o hidromel mágico, criado pelos anões Fiálar e Gálar, quando estes mataram do deus Kvasir e guardaram seu sangue em três recipientes, Son, Bodn e Odrórir, antes de mistura-lo ao mel.

Valknut
O valknut difere um pouco dos outros símbolos de motivo espiralado, não só pelo seu formato, mas também pelo significado. Também chamado de Coração de Hrungnir, o nó apresentado pelos três triângulos presente da figura representa este elemento muito comum na cultura viking. O nó está presente na arte, nos cabelos da mulheres, e até em áreas práticas, com os guerreiros no campo de batalha. O nó remete as Nornes que tecem os fios dos destinos. Os nós que apenas Odin pode desfazer, novamente remetendo ao seu total controle do destino dos homens e dos mortos.

Por fim, como símbolo solar, temos o shieldknot. Do mesmo modo que o valknut, tem suas diferenças com o restantes dos símbolos. Seu formato quadrado parece fazer mais referência ao infinito e, ainda, à imagem da serpente do mundo, Jormungand, que cerca os mares. Desse modo, vemos o shieldknot como uma representação do ciclo natural, da ordem universal que tem inicio, meio, fim e recomeço. Uma ideia que é muito forte dentro da mítica nórdica. A Voluspa, saga que trata do início, fim e recomeço do mundo, é um forte exemplo dessa postura cíclica.

Shieldknot

O uso destes simbolos no âmbito do RPG não é difícil de se imaginar. Em templos e altares dedicados aos três deuses supracitados, podem ser imagens comuns. Da mesma forma que em lápides ou na representação de heróis caídos, que carregam a espiral entalhadas em seus escudos. O Fylfot é dos símbolos pagão que perdurou depois da cristianização, não sendo difícil encontra-lo em igrejas e templos cristãos. Uma forma de tornar mais fácil a assimilação para os convertidos, e um elemento novo para aqueles que estiverem dispostos a jogar utilizando a guerra religiosa, por fiéis, como pano de fundo.





Isto é um resumo xôxo, com adendos meus, de: Símbolos religiosos dos Vikings: guia iconográfico, de Johnni Langer.

3 comentários:

  1. "Xôxo" teu resumo certamente não é. Parabéns pelo excelente material, nobre escaldo!

    ResponderExcluir
  2. Eu também gostei, principalmente por que a aventura que estou mestrando agora conta com alguns elementos vikings.

    ResponderExcluir
  3. Opa! É sempre um prazer tê-los aqui, meus caros. Obrigado pelos comentários, mesmo. E, Clérigo, se quiser mais sugestões quanto a elementos desse tipo pra enriquecer o teu jogo, sinta-se à vontade para me cobrar. Abraço!

    ResponderExcluir