quinta-feira, 14 de julho de 2011

Faces e Ganchos – Fjalar “Muitos Bolsos”



Heilsa!
ganchosEsta nova coluna trará a vocês algumas personalidades de Midgard. Personagens que podem ser usados em suas campanhas de modo simples e prático. O nosso objetivo principal é proporcionar ganchos interessantes, sementes de ideias que sejam desenvolvidas por vocês mesmos. Não serão apresentadas muitas regras, para deixar a ideia totalmente customizável. Para começar vamos tratar de um tipo de personagem que sempre dá bastante pano para manga, um colecionador! Para descrever os personagens desta coluna, um mesmo cenário será usado todas as vezes, ou pelo menos na maioria delas, e este será Kaupang, uma Emporia (Centro Mercantil) em Norsklund.
Durante o Skammdegi, Kaupang fica entregue a poucos. Apenas algumas famílias se mantém junto à costa de Norsklund, vivendo da pesca nas águas traiçoeiras do mar do norte. Quando aproxima-se de Harpa é que o tumulto retorna. Pessoas de todos os cantos de Midgard, de Nidaros a Hedeby, aprontam seus trenós e drakares para visitarem a maior Emporia jamais vista. De Kaupang já partiram muitas incursões que trouxeram glória para todos os homens do norte, mas também houve aquelas que só representaram vergonha e desgraça, como as que partiram em busca da frota fantasma de Gunnar. Muitas figuras marcam sua presença durante o verão e é certo encontrá-los entre as barracas e construções provisórias. Com a abertura das runas, estes comerciantes e visitantes tornaram-se ainda mais variados, anões, kobölts e jotunys figuram entre os mesmos, trazendo objetos exóticos, além de servirem como uma atração por si só.
Muitos negócios são feitos em Kaupang, acordos comerciais e acertos de conta estão entre eles. Os anões de Nidavellir tem recebido uma atenção especial de certos homens do norte, numa tentativa de firmar um acordo lucrativo para os segundos, mas sem muita sorte, os anões que veem até Kaupang já tem seus negócios em mente e dificilmente deixam-se dobrar pela palavra ou pelo aço alheio. Apesar disso, existem alguns que são mais flexíveis. É o caso do brising Fjalar.
Fjalar “Muitos Bolsos” é um brising que aprendeu rápido a aproveitar-se do ímpeto viking. Quando deu seus primeiros passos em Midgard, conhecendo os homens e sua maneira maneira de ver o mundo, constatou com alegria que os guerreiros são tão irresolutos quanto seus primos hugelingen, mas não tão turrões. A ganância de um homem pode fazer coisas maravilhosas, e igualmente terríveis, e esta era uma arma a qual o anão estava disposto a usar.
Sendo um aficionado por objetos de valor, como um bom representante de sua raça, Fjalar costuma contratar os serviços de alguns exploradores para lhe conseguir materiais raros ou objetos únicos. Aprecia muito tudo o que vem da Europa e paga muito bem por produto de saques vindos de mosteiros e cidades. Por vezes procura por coisas específicas e assim precisa de pessoas capazes, com algum reconhecimento dentro da sociedade viking.

Dicas e Sugestões

Seguem algumas dicas para colocar Fjalar em seu jogo:
  • Eu quero!” – Por vezes Fjalar se comporta como uma criança mimada, desejando certas peças para sua coleção particular. Este é o tipo de gancho mais comum para se usar, com o anão contratando o grupo de jogadores para conseguir algo. Vale ressaltar que estes gestos tem consequências. Se Fjalar desejar algo que já pertence a outra pessoa, não seria muito fácil encontrar homens dispostos a roubar, mas o brising é malicioso e sabe articular as palavras, além de ter o ouro para a recompensa. Pensar nas consequências destas buscas é o ponto chave para tornar a relação com o anão mais interessante dentro do jogo.
  • O laranja” - No caso do ambiente de Kapuang tornar-se um tanto hostil, Fjalar poderia preferir mandar outra pessoa em seu lugar, para tratar de alguns acordos previamente estabelecidos. Sendo um jogador ou não, este enviado pode acabar vendo-se com sérios problemas e assim acabará precisando também de reforço, seja para sua própria segurança, ou para buscar algo que não foi encontrado. A questão da segurança pode ser relevante até mesmo para o próprio Fjalar.
  • Até tu?” – Pode acontecer, também, dos personagens jogadores estarem contra o brising ganancioso, tendo que tirar algo dele. Este arranjo pode ocorrer de muitas maneiras, talvez por intermédio de um outro contratante ou motivado por vingança, no caso do anão ter posse de algo que já pertenceu aos personagens. Apesar de nada honrosa, a pura e simples traição também pode ser possível nesse contexto, seja de Fjalar ou dos personagens.
Por hora é só. Espero que isso possa lhes ajudar a identificar a dinâmica de Vikings!

2 comentários: