terça-feira, 19 de julho de 2011

UMA IDEIA SISTEMATICA!

Direto do camarada Falcão Branco!




Alguém aqui conhece O Mini20? Micrlotied20? Ou mesmo pocketdragon?
São simplificações de sistemas feitos para jogar rapidamente, porém qual foi minha surpresa esses dias, foi achar uma grande quantia de suplementos interessantes, entre eles micro vampire, micro pathfinder, micro modern e tantos outros títulos convertidos para este, então o que pensei talvez se nós rpgistas da blogosfera nos juntarmos, acho que cada um com um pouquinho, pode contribuir e criar minissistemas, como o microlite d20, para jogarmos as diversas ambientações interessantes que existem por aí, em seus sistemas originais sem necessitarmos aprender um calhamaço de regras novas!
Um exemplo disso seria um micro R&K, com um mini roll e keep podíamos jogar rokugan e 7th sea, sem precisar aprender as regras imensas de livros de 240 a 400 paginas, claro é sabido por nós rpgistas que parte da particularidade do sistema/cenário será perdida, porém é melhor perder uma parte do que o integral!
            Fica a ideia, um mini Roll&Keep do Hayashi, micro Asgard RPG do Odin, micro Gurps (porque o gurps lite ainda é muito grande) dos Filhos Da Calculadora, micro 3det (penso que para reduzi-lo seria ideal criar a característica magia, que atuaria como F e PdF, e sumir com aqueles trecos de escola e magias que soa muito D&D), micro Daemon e tantos outros sistemas por aí!
            Bom fica a ideia, cada um a trate como quiser, eu sempre sugiro começar reduzindo atributos excessivos em alguns jogos e reduzir partes mecânicas (podendo até sumir com algumas habilidades por demais mecânicas, e manter as mais simples, aplicáveis e interpretativas!)

A PROPOSTA!

                Bom a ideia do microlite é reduzir ao máximo do sistema, sem perder o sistema claro! No caso do d20, que todos conhecem, os atributos ficaram Força (força + constituição) Destreza, e Mente (o resto todo) as pericias são Comunicação, Atletismo, Furtividade (eu prefiro Subterfugio como tradução) e Conhecimento, classe de armadura, resistências e o bônus base de ataque, continuam parecidos (exceto pela forma de determinar, já que as classes agora se assemelham a kits) os talentos varia de versão pra versão em algumas os uteis ao guerreiro, por exemplo, virou habilidade de classe como o ataque poderoso e trespassar, os outros (tipo o foco em pericia foram excluídos, os que dão bônus em resistências também) as armas em geral são classificadas por tipos como, leve, media, pesada e de alcance, e a cada categoria atribuído um dado de dano (de d4 a d12). Entre as variantes algumas coisas podem ou não diferenciar no micro pathfinder, por exemplo, as habilidades de classe são muito resumidas e mantidas, porém não há talentos! Finalmente não custa lembrar que agias e raças e similares são descritos em no máximo 4 linhas! O sistema em uma folha as classes em geral vem de 1 a 3 por folha (no micro pathfinder1 por folha, no microlite normal umas 3), e assim por diante!
            Resumindo o ideal seria que se conseguisse, colocar os sistemas de forma mais genérica possível, e ao mesmo tempo com maior detalhamento necessário (pra evitar percas significativas) em algo em torno de 5 a 15 paginas, para sistemas mais pesados!
            Um abraço a todos e espero conseguir colaboradores pra esta empreitada!

Um comentário:

  1. Com certeza irá, nobre Falcão.

    Tua idéia é nobre e merece apenas elogios. Logo farei a divulgação da mesma em meus salões também!

    ResponderExcluir