quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Música: Storm - Nordavind

Estilo: Folk/Viking Metal

Gravadora: Moonfog Production
Duração: 42:38


Tracklist:
  1. Innferd
  2. Mellom Bakkar Og Berg
  3. Haavard Hedde
  4. Villemann
  5. Nagellstev
  6. Oppi Fjellet
  7. Langt Borti Lia
  8. Lokk
  9. Noregsgard
  10. Utferd

Eu não sou grande fã de Viking Metal, por incrível que pareça, porque a maioria das bandas é muito... Feliz, por assim dizer. O uso massivo de teclados e instrumentos de folk costuma estragar bastante a diversão, na minha opinião. Ainda escuto algumas coisas nesta linha, como os álbuns mais recentes do Thyrfing, alguns antigos do Vintersorg e até um Otyg, quando acordo com vontade de vestir uma blusa verde.

Nordavind foi um álbum lançado em 1995, pelo selo Moonfog Productions, e diferencia-se muito de outras bandas do mesmo estilo por um motivo básico: simplicidade. Você não vai ouvir riffs elaboradíssimos e nem pegadas de bateria complexas. Ele não varia do estilo “melódico” para algo ríspido, como Vintersorg, e te força a bater cabeça e sacudir o caneco durante todas as faixas.

Chamar Storm de Viking Metal é um pouco de injustiça também. As letras não são de autoria dos membros da banda, fora alguns adendos dos mesmos, elas são canções folclóricas originais da Noruega. Nenhuma delas fala de deuses ou de batalhas. São canções até bem simples, como Haavard Hedde, que é o relato de um homem que quer apenas sua fazenda para descansar.

Os responsáveis por esta obra são grandes nomes do metal norueguês: Sigurd “Satyr” Wongraven, Gylve “Fenriz” Nagel e Kari Rueslåtten. A única, dos três, que não é do meio extremo é a Kari. O fato dela não compartilhar das aspirações de Satyr e Fenriz causou um certo atrito na banda, já que a mesma não queria que as músicas tivessem nenhuma conotação anti-cristã, o que mostrou-se um apelo inútil na pequena alteração que ocorre no fim da ótima “Oppi Fjellet”.

Este não é um álbum muito fácil de se encontrar, mas vale muito apena. Deixo, por fim, um vídeo do Youtube com duas faixas. 


4 comentários:

  1. Interessante cara. Valeu pela indicação.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenham curtido a sugestão!

    ResponderExcluir
  3. pow, tmb gosto das bandas Tyr e Hel, mas Hel existem duas ou mais, mas uma Hel q é com vocal feminino, só cantam em sueco, muito bom

    Vejam: http://www.youtube.com/watch?v=CG7vtJNcKTU

    ResponderExcluir