terça-feira, 3 de maio de 2011

Etnias de Belregard: Igslavos





Histórico: Em 150 DA, quando a Legião Fantasmagórica fazia seu caminho pelos ermos do norte de Belregard, era uma das primeiras vezes em que os homens de Virka deparavam-se com outros seres humanos e não tinham, de imediato, uma postura agressiva. Se por um lado os dalanos foram confundidos com um tipo de ser Selvagem, o mesmo não ocorreu com os igslavos. Misturados com seus irmãos vihs, eles foram vistos como hereges, pecadores, perdidos num caminho completamente contrário ao qual a humanidade estaria verdadeiramente destinada. Como Larsen e seus homens não dispunham de meios, e a necessidade de fixarem-se logo era grande, deixaram os igslavos sem compartilhar um contato direto.

Ao contrário dos vihs, sempre arredios, desconfiados e hostis, os igslavos ficaram curiosos com aqueles homens vestindo armaduras e carregando armas de ferro. Era algo jamais imaginado para um povo rude e simples, que vivia em pequenos ajuntamentos familiares, tentando sobreviver ao rigoroso clima do norte. Com a partida da Legião, igslavos e vihs foram novamente abandonados a própria sorte e logo suas contendas particulares voltaram a eclodir. A imagem dos cavaleiros do Vermelho havia enraizado-se na mente dos bárbaros e quando o Baronato de Rastov finalmente firmava-se no norte,não foram poucos os igslavos que ofereceram sua força bruta em troca do conhecimento e da doutrina, para lançarem-se no combate contra os Selvagens Dwerthären.

A outra grande diferença entre os igslavos e os dalanos era sua predisposição a hostilidade para com os Selvagens que ocupavam as montanhas ao norte. O lar ancestral deste povo, junto com seus irmãos vihs, sempre foi a Taiga Branca, uma imensa área florestal abaixo das montanhas. Os primitivos não tinham grande interesse em ocupar aquelas cavernas e salões, além do que os vogos também resistiam a qualquer investida por parte de outros povos humanos e, ao contrário dos vihs e igslavos, compactuavam de bom grado com os Dwerthären.

A convivência com os belghos de Rastov lhes trouxe mais do que conhecimento bélico. Eles foram convertidos e aprenderam sobre os ensinamentos do Único. Entendiam que, dentro do grande plano do Senhor, eles estavam um pouco abaixo dos belghos, que os acolheram, mas acima de seus irmãos vihs, que ainda resistiam à nova ideia de religião. A habilidade dos igslavos com armas de haste, limitadas a lanças longas e toscas antes da assimilação, foi muito bem aproveitada pelos homens do baronato, iniciando uma nova forma de se combater nos túneis apertados dos senhores das rochas, lhes proporcionando uma grande vantagem.

Apenas muitos séculos depois deste primeiro contato, com vihs e igslavos já fazendo parte do convívio em Rastov, é que surgiram os primeiros sentimentos de uma independência étnica. Primeiro com os vihs, devido ao evidente descontentamento para com a religião e as doutrinas dos barões, cansados de serem explorados por nobres covardes. Alguns igslavos, que ainda vinham alguma relação de parentesco com seus irmãos rudes, foram motivados pelo mesmo motivo, mas diferente do que ocorreu com os vihs, onde sangue foi derramado para que se tomasse novamente suas terras ancestrais, os barões deram aos igslavos suas concessões. Desse modo, uma nova castelania surgia, permanentemente atrelada a Rastov.

Descrição: Um povo de compleição robusta e acostumado ao clima severo do norte, os igslavos são um exemplo de superação e da capacidade humana em viver em locais ermos. Seguem o mesmo padrão de altura dos belghos. Não existem grandes diferenças entre eles e seus primos vihs, talvez apenas quanto a maneira de se portar, vestimentas e alguns traços faciais discretos. Os igslavos possuem narizes aquilinos, e ossos de suas sobrancelhas mais pronunciados, uma característica que pode deixá-los facilmente com um semblante de plena severidade.

Costumam ter cabelos em tonalidades escuras e os olhos seguem o mesmo padrão. A cor castanha e negra predominam neste caso. O uso da barba é comum entre os adultos, que as mantém rasteiras e bem aparadas, normalmente na forma de cavanhaque. Tranças nos cabelos dos homens são a única visão possível para aqueles que os usam cumprimos. Um cabelo longo e solto é sinal de indisciplina. As mulheres costumam manter penteados elaborados em coques ou tranças ornamentadas.

A mentalidade dos igslavos foi modificada no contato com os belghos. Quando ouviram as palavras do Criador, aqueles homens simples pareceram ter seus olhos abertos para a verdade. Consideraram sua existência anterior um completo engano ilusório. A partir daí surgiram os mais fervorosos seguidores da Fé. Homens comprometidos e fanáticos pela religião propagada pelos belghos. Os sacerdotes saídos deste povo representam o perfil de disciplina e aprendizado. É graças a ales que as ordens mendicantes tem se proliferado entre as fileiras da Fé. O total desapego ao que é material e a entrega de corpo e alma ao Único, como ensinou Alec. No Tribunal do Santo Ofício os igslavos configuram boa parte dos grupos executores, responsáveis por fazer valer a vontade de Oradores e Eleitos.

Relações: Os igslavos convivem muito bem com os belghos, a quem devem seus “esclarecimento” quanto ao verdadeiro sentido da vida e dever do homem em Belregard. Consequentemente, dão-se bem com os parlos, que constituem uma parcela significativa de sua sociedade, como trabalhadores honestos, humildes e temerosos. Se fosse possível montar uma nova ordem no mundo, os igslavos colocariam os belghos como Aqueles que Rezam, a si mesmo como Aqueles que Lutam e os Parlos como Aqueles que Trabalham. Na visão dos mais conservadores, seria uma existência em perfeito equilíbrio, sem as contentas de grupos hereges.

A atitude não é a mesma com relação as outras etnias de Belregard. Para os igslavos seus primos de sangue bárbaro vivem num caminho errado, mesmo tendo aceitado a supremacia da fé do Único, a heresia continua enraizada no cerne da existência dos mesmos. Este não seria o problema para um conflito real, mas o que torna a relação difícil é o fato dos vihs apoiarem abertamente os dalanos. Estes segundos possuem terras extremamente férteis e seriam um acréscimo significativo à logística militar de Igslav. É nessa resistência ao domínio que o conflito ocorre. Nenhuma guerra foi declarada, mas parece ser uma questão de tempo para que isso aconteça.

Os vogos representam tudo aquilo que os igslavos deixaram para trás, ainda vivendo nas montanhas em grupos nômades de caçadores e coletores, tendo como melhor aliado apenas o domínio do fogo.

2 comentários: